sábado, 23 de abril de 2011

Olympia comemora 99 anos

Programação especial receberá, amanhã, amantes do cinema mais antigo do Brasil em funcionamento
YÁSKARA CAVALCANTE
Da Redação

Amanhã a cultura paraense estará em festa. O Cinema Olympia, mais antigo em atividade no Brasil, completa 99 anos. Histórias de quem viveu o auge do sucesso do cinema, filmes de maior sucesso exibidos na sala e as homenagens que o quase secular templo cultural têm recebido são só algumas das maneiras de celebrar mais um ano de sua existência, marcada na memória dos paraenses e de cinéfilos de Norte a Sul do País.
Mesmo fechado no dia 16 de fevereiro de 2006 por um dos herdeiros da família Severiano Ribeiro, Luis Severiano Ribeiro Neto, o Cine Olympia jamais encerrou suas atividades, embora tenha tido a programação interrompida por curto período de tempo. Claro que o brilhantismo e o grande movimento desde sua fundação, em 24 de abril de 1912 pelos empresários Carlos Teixeira e Antonio Martins, donos do Grande Hotel (onde hoje está o Hilton Hotel) e do Palace Theatre (na mesma quadra), foi perdendo espaço.
Porém, até hoje, ainda há quem não deixe de frequentar o cinema, ou simplesmente trazê-lo na lembrança, como o casal Luzia Álvares e Pedro Veriano, que começou a namorar exatamente no dia18 de março de 1957 dentro do Olympia, onde foram assistir a estreia de "Sinfonia Carioca", comédia premiada nos festivais da época e que conta a história de uma interna de um colégio, com irresistível vocação para o teatro e passa a viver na casa do avô, cuja irmã, uma solteirona, reprova o procedimento da sobrinha-neta, decidindo interná-la num hospício.
Luzia e Pedro, que quando se conheceram tinham, respectivamente, 17 e 21 anos, contam que marcaram de se encontrar no cinema. Contudo, como estava muito lotado, eles acabaram indo namorar no anfiteatro da praça da República. "Não deu para ficar lá e nós acabamos indo para o anfiteatro", lembra Luzia, doutora em ciência política e jornalista. Ela casou com Pedro Veriano, médico, em 1961, e ao longo desses 50 anos de união não deixou de frequentar o cinema, assim como o marido.
Pais de quatro filhas e avós de dez netos, Pedro e Luzia têm uma relação que vai além do amor à cultura. O casal tem na memória uma série de filmes que considera inesquecível e prepara um projeto para resgatar o histórico cultural do cinema. "As lembranças que temos são muitas. Os filmes de arte são os que mais nos vêm à cabeça. Posso dizer até que não consigo destacar os melhores filmes que já assisti no Olympia", observa Luzia.
A jornalista destaca as produções de Federico Fellini, um dos mais importantes cineastas italianos, eternizado pela poesia de seus filmes, que, mesmo quando faziam sérias críticas à sociedade, não deixavam a magia do cinema desaparecer.
Os filmes do mexicano Luis Buñuel, conhecido como revolucionário do cinema espanhol, inclusive com trabalhos feitos em parceria com Salvador Dalí, também são inesquecíveis para Luzia, que ao lado do marido prepara um livro sobre o Olympia. Na publicação, o casal espera apresentar um acervo de fotos, cujo levantamento já vem sendo feito.
Ao Cine Olympia, Luzia Álvares gostaria de dar um presente de aniversário: "Queria que o Olympia fosse tombado como um documento da política e da cultura desse Estado e que, principalmente, ele recebesse um projeto de recuperação de suas formas originais", diz.

Cine é patrimônio histórico e cultural
Para o programador do Cine Olympia desde 2006 Marco Antônio Moreira, o Olympia não é só um cinema. Mas um patrimônio histórico e cultural do Pará.
"Daqui a um ano, o Olympia faz cem anos. Quantas gerações não passaram por ele? Não se trata só de uma sala de cinema. Por isso, acho que ele deveria ser mais valorizado, pois é muito importante que ele seja mantido. É cinema mais antigo do Brasil em funcionamento e quem sabe um dos mais antigos do mundo", destaca Marco Antônio Moreira.
O programador, também um dos mais ativos críticos de cinema do Estado, observa que já existe um projeto para comemorar o centenário do Olympia. E toda a sociedade paraense pode ajudar a reforçar o projeto, intitulado "Você e o Cine Olympia", que visa formar um vasto acervo fotográfico de momentos vividos pelo público no cinema.
Para participar, é preciso enviar uma foto de qualquer época, de qualquer ano, do cinema. Pode ser uma imagem interna ou externa, da fachada. A imagem pode exibir pessoas, amigos, familiares ou qualquer outro personagem tendo o Olympia como palco.
Depois, basta enviar a foto para o endereço eletrônico cinemaolympia@belem.pa.gov. Br. A intenção é montar um grande painel para valorizar os espectadores e exibi-lo no hall do cinema.

Concerto, coral e filmes na festa de amanhã
Para festejar os 99 anos de existência do Cinema Olympia, a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), responsável pela administração do cinema, promove amanhã, a partir das 16h, rica programação. Entre as atrações, concerto do violonista Salomão Habib, que apresentará 14 trilhas de filmes, e ainda apresentação do Gran Coral Metropolitano e do tecladista Alan Navegantes. O longa "Inverno da Alma", do diretor Debra Granik, será exibido às 18h30. O público poderá participar dos festejos gratuitamente.
Salomão Habib conta que preparou o concerto com muito carinho. "Trilhas de Olympia", nome do espetáculo, promete, em uma hora de apresentação, emocionar o público. O repertório foi montado a partir de filmes que marcaram a história do cinema mundial, como "Cinema Paradiso", produção italiana de Giuseppe Tornatore e "O Poderoso Chefão", que consagram para sempre os atores Marlon Brando e Al Pacino. Para completar a homenagem musical, Salomão tocará as trilhas tendo ao fundo imagens dos filmes projetadas para o público, o que deverá emocionar ainda mais os presentes. "Sempre gostei de cinema, de trilhas. Por isso, apresento essas obras transcritas para violão em um solo que promete muitas emoções. E agora, tendo a oportunidade de saudar um cinema histórico dentro da minha cidade, estou muito feliz", afirma o violonista.
O concerto será viabilizado graças à iniciativa da Associação de Críticos de Cinema, que apoia Salomão na produção do CD "Olympia", em processo de preparação para ser lançado ano que vem, quando o cine completa um século de existência.

Fonte: www.orm.com.br/amazonia/ 23/04/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário