sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Lançamento de livros sobre o Marajó

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, por meio da Superintendência no Pará, e a Universidade Federal do Pará- UFPA realizarão, no dia 18 de fevereiro, o lançamento de quatro livros: “Marajó – Culturas e Paisagens”, “Folias de São Sebastião: um estudo da transmissão musical”, “Muito além dos Campos: arqueologia e história na Amazônia Marajoara”, “Abordando o passado – uma introdução à arqueologia”.
O fio condutor que une os quatro livros é a temática relacionada aos patrimônio cultural e arqueológico e o Marajó. São quatro abordagens ao mesmo tempo diferentes e complementares. Nos anos de 2004 a 2007 foi realizado, pelo IPHAN, o Inventário de Referências Culturais da Ilha do Marajó – INRC Marajó, e em 2009 a Identificação e cadastro de sítios arqueológicos do Marajó em parceria com a UFPA. Assim, os três primeiros livros podem ser considerados frutos de inventários realizados pelo Iphan no Marajó, eles serão distribuídos nas escolas de nível fundamental do Marajó, por meio de parceria com a universidade no projeto por campos e florestas do Marajó, que consiste na formação de professores pesquisadores, os quais receberão capacitação para utilização desse material e também de outras publicações produzidas pelos próprios professores  na sala de aula. O quarto livro agrega conhecimento a uma área importante para a preservação do patrimônio cultural: a arqueologia.
 “Marajó – Culturas e Paisagens” reúne artigos elaborados por pesquisadores, alguns dos quais integraram a equipe que realizou o INRC do Marajó, e também por técnicos do Iphan no Pará. Os temas abordados nos artigos procuram eliminar a visão “exótica” que se difunde do Marajó e de suas paisagens. Procura trazer e valorizar as versões locais enfocando crenças, festividades, ofícios e modos de fazer com seus tantos significados e intermediadas pelos pesquisadores e autores. Aponta possíveis caminhos para transformar a dura realidade de isolamento e dificuldades de acesso aos serviços de saúde e educação, bem como problemas de violência e descaso vivenciados e enfrentados pela população marajoara no seu dia-a-dia.
No âmbito da cultura marajoara, as autoras Lílian Barros e Verena Abufaiad nos brindam com o livro “Folias de São Sebastião: um estudo da transmissão musical”, onde é possível realizar uma imersão nas diversas fases e faces da Festa do Glorioso São Sebastião e perceber que o processo de transmissão musical ocorre de forma concomitante com a transmissão da cultura e da religiosidade popular.
E por falar em transmissão da cultura, o livro “Muito além dos Campos: arqueologia e história na Amazônia Marajoara”, organizado por Denise Pahl Schaan e Cristiane Pires Martins, é composto por artigos cujo tema transversal é o patrimônio cultural e biológico da população do Marajó e são o resultado da soma do conhecimento teórico e da experiência empírica dos pesquisadores que atuaram em projetos por meio dos quais vivenciaram o contato direto com a população, a cultura, e a diversidade das paisagens, da fauna e da flora do arquipélago do Marajó.
Na esfera da arqueologia, o antropólogo e arqueólogo Mauro Viana Barreto nos proporciona  no livro de sua autoria “Abordando o passado – uma introdução à arqueologia”, uma viagem pelos conceitos e preceitos fundamentais da arqueologia abordando temas como: a definição de arqueologia, elementos que integram uma cultura arqueológica e as etapas da pesquisa arqueológica. O livro agregará conteúdo para aqueles que trabalham com arqueologia no Marajó e também em diversas outras regiões do Pará e do Brasil.
Lançamento de livros sobre o Marajó
Data/Hora: 18 de fevereiro de 2011, às 19h
Local: Anexo Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Pará
Endereço: Av. Governador José Malcher, Nº 474, Nazaré - esquina com a Rua Benjamin Constant.
Maiores informações: (91) 3224-1825 e 3224-0699

Fonte: www.ufpa.br/ifch

2 comentários:

  1. onde podemos encontrar os livros lançados????

    ResponderExcluir
  2. Olá Anndrea?!

    Acreditamos que os livros estão à venda na Superintendência do IPHAN Pará, Mas seria bom vc ligar antes.
    O endereço e os telefones seguem abaixo:

    Endereço: Av. Governador José Malcher, 563 - Nazaré

    Abraço

    Anna Raquel Castro
    Diretoria de Comunicação ASAPAM
    CEP: 66.035-100 - Belém-PA
    Telefone: (91) 3224-1825/3224-0699
    e-mail: 2sr@iphan.gov.br

    ResponderExcluir