quarta-feira, 5 de outubro de 2016

VISITA REFLEXIVA E RODA DE CONVERSA: "Círios de Nazaré: Transformações, Permanências e Rupturas".


A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/PA) e o Sistema Integrado de Museus e Memórias (SIM/SECULT), com o apoio da ASAMAB e do Museu do Círio, convida a todos os interessados a participarem da Visita Reflexiva e Roda de Conversa “Círios de Nazaré: transformações, permanências e rupturas”, que acontecerá em 07/10/2016, das 08h30 às 13h00.

O tema escolhido trará à discussão as várias faces do Círio em Belém/PA, tendo como delineamento as mudanças e permanências que ocorreram na festividade desde seu registro pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil em 2004, até a atualidade, momento no qual iniciaremos o processo de Revalidação da festa, que consiste em um processo de avaliação do bem cultural registrado e das políticas e ações implementadas para a salvaguarda do Círio, ao final é deliberada a manutenção do título como Patrimônio Cultural do Brasil.

Nossa visita reflexiva iniciará às 8h30 na Feira do Miriti, que ocorrerá na Praça Dom Pedro II. O Profº Amarildo Ferreira Júnior nos conduzirá dentro da Feira, para conhecermos um pouco mais do universo lúdico e poético que envolve a produção e comercialização dos brinquedos de miriti. Às 9h, seguirá para o Museu do Círio, onde (re)visitaremos este espaço dedicado à memória do Círio em seus momentos e gestos mais emblemáticos. Às 10h, a roda de conversa com pesquisadores e especialistas no Círio de Nazaré nos fará viajar e pensar sobre esta grande festividade paraense, enquanto uma festa com elementos que ultrapassam o sagrado e o profano, que é vista e vivenciada de diferentes maneiras por milhares de pessoas, tanto em Belém quanto fora da capital e do estado.

Convidamos para a roda de conversa o Profº Gilmar Matta da Silva (Mestre em Antropologia/UFPA), a Profª Regina Alves (FACOM/UFPA), o Profº Amarildo Ferreira Júnior (IFRR, NAEA/UFPA e IVIC/Venezuela), a Profª Larissa Latif (Universidade de Aveiro) e Eloi Iglesias (Produtor Cultural e organizador da Festa da Chiquita). O evento será realizado no miniauditório do Museu de Arte Sacra.

A Praça Dom Pedro II, o Museu do Círio e o miniauditório do Museu de Arte Sacra (espaço “Feliz Lusitânia”) estão localizados na Rua Padre Champagnat, Cidade Velha, seguindo o mapa abaixo. O ponto de encontro será na entrada da Feira de Miriti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário