segunda-feira, 31 de agosto de 2015

PROJETO CONHECER O PATRIMÔNIO: 4ª Edição no Museu da Universidade Federal do Pará - MUFPA


No último dia 27/08 (quinta-feira) aconteceu a quarta edição do PROJETO CONHECER O PATRIMÔNIO, que nessa edição se realizou no Museu da Universidade Federal do Pará - MUFPA, o qual se trata de um museu situado em antiga casa pertencente ao ex-governador Augusto Montenegro, o Palacete Montenegro. O espaço é dedicado a exibição de arte contemporânea nacional, mas com especial dedicação à valorização dos artistas regionais, de modo que se respeite a realidade do edifício.


O evento congregou diversos interesses e pessoas entorno da necessidade de conhecer melhor o espaço de memórias que representa o museu. Os partícipes da mesa de abertura eram o presidente da Associação dos Agentes de Patrimônio da Amazônia – ASAPAM, Bernardo Costa Jr. que apresentou o longo trabalho da ASAPAM aos presentes, agradeceu a participação e realçou a importância de uma edição que contemplasse a relação dentre os museus e o patrimônio. Em seguida, Jussara Derenji, Diretora do Museu da UFPA e curadora da atual Exposição Tempo Gravado, após agradecer aos presentes e saudar a inciativa inicia uma visita guiada pelo edifício do museu.


O prédio, com estrutura em madeira, foi projetado pelo engenheiro Filinto Santoro, cônsul da Itália e influente na sociedade lemista. A construção é eclética nos estilos utilizados, a saber: art nouveau, neorrenascentista, etc.; assim como materiais e técnicas: ladrilhos hidráulicos, mosaico genovês, placas de ferro prensado pintadas, pintura de repetição com molde, etc. o que ressalta a importância arquitetônica da imponente residência. Ademais, os antigos e ilustres habitantes, com enfoque ao ex-governador Augusto Montenegro; o uso como prédio da reitoria da universidade; a diversidade de artistas locais de grande fama que exibiram seus trabalhos; etc. são memórias que garantem a importância do espaço na constituição do patrimônio estadual.


No decorrer da visitação, o artista que compôs as obras exibidas na Exposição Tempo Gravado, José Fernandes, explanou acerca de seus trabalhos expostos. Estes, de força e qualidades internacionais, exprimem a dor, o sofrimento, tensão, conflitos, injustiças sociais, dramas e altivez dos personagens retratados, em uma linguagem peculiar e carregada de expressionismo por meio de técnicas diversas.


Uma vez que se encerrada a visitação, inicia-se a palestra de Rosângela Brito, representando a FAV/UFPA, que dentro de uma visão que contempla o patrimônio como conceito polissêmico aborda a musealização e a relação daqueles que trabalham no seu entorno para com o MUFPA, em tese de doutorado. Destaca a conceptualização que destaca os museus como lugar de memória, sem se ignorar a memória do lugar. Destacou, também, novas correntes da museologia, dentre as quais a museologia inclusiva, a qual tem sido mister em seus estudos. Finalizou apresentando os diversos usos do edifício do museu por meio de uma periodização.


A ASAPAM agradece a presença de todos aqueles que participaram da quarta edição do PROJETO CONHECER O PATRIMÔNIO ao compreender a importância que há em promover o acesso aos diversos espaços de cultura do Pará, o que lhes torna vivos e lhes amplia a rede de pessoas que contemplam estes espaços como pertencentes ao seu patrimônio.




Texto: George Bruno (ASAPAM) 
Imagens: Bruno Silva (ASAPAM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário