segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

FIPAM XXVI: Relação de aprovados no Curso de Especialização em Planejamento e Gestão Pública do Patrimônio Cultural


A ASAPAM parabeniza a todos os aprovados no Curso de Especialização FIPAM XXVI: Planejamento e Gestão Pública do Patrimônio Cultural. Um parabéns especial aos membros da associação Bernardo Costa Jr. e Verena Merícias. Essa especialização será realizada pela Universidade Federal do Pará - UFPA e Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA com  apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Segue abaixo a lista de aprovados:




O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO FIPAM XXVI: PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA DO PATRIMÔNIO CULTURAL:
Com ênfase na Gestão de Públicos, na Socialização do Patrimônio e no Turismo Cultural, o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos oferta mais um curso de Formação de Especialistas em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas (FIPAM).
O Curso de Planejamento e Gestão Pública do Patrimônio Cultural, com ênfase na Gestão de Públicos, na Socialização do Patrimônio e no Turismo Cultural, inscreve-se nas experiências do FIPAM ministrado pela primeira vez em 1973, sendo regularmente oferecido desde então.
A cultura tem gerados diversos debates em diversas áreas, quer seja pela necessidade da mesma como expressão humana  de cada povo, quer pelas possibilidades de contribuição para cidadania nos grupos e sistemas sociais brasileiros. A cultura tem tomado direcionamentos no mundo moderno que dizem respeito à possibilidade de ter alguns de seus elementos selecionados e transformados em patrimônio cultural. Esse processo de patrimonialização da cultura é alvo de diversas políticas públicas que têm por objetivo preservar e socializar aspectos da cultura por meio de ações efetivas provindas do estado e de parcerias com comunidades.
Dessa forma, o curso de Especialização em Planejamento e Gestão Pública do Patrimônio Cultural estabelece uma série de mecanismos para proporcionar o ensino dos debates acadêmicos e das técnicas de planejamento e gestão pública desse patrimônio, por meio de abordagens sobre as intervenções públicas nesse campo e das formas de planejamento das ações de preservação, e principalmente, da socialização do patrimônio cultural.
A criação do IPHAN pelo governo federal e das secretarias estaduais e municipais de cultura apresentou um avanço no debate da preservação e socialização, no entanto, nota-se a existência de poucos profissionais que possam, munidos de discussão teórica densa e instrumentalização metodológica apropriada, conduzir processos de planejamento e gestão cultural, no que se refere principalmente à herança cultural das comunidades e das cidades.
O NAEA é um Instituto da UFPA com abordagem interdisciplinar e abrangência internacional, é instituição de referência na formação de recursos humanos em nível de pós-graduação na Amazônia. 

SERVIÇO:
Curso: Especialização FIPAM XXVI: Planejamento e Gestão Pública do Patrimônio Cultural
Coordenação: Dr. Silvio Figueiredo e Dra. Goretti Tavares
Matricula: 15 de Janeiro a 9 de Fevereiro
Inicio do Curso: 11 de Fevereiro de 2015
Horários: 17h00 às 21h00
Dias: Segundas, Quartas e Sextas
Realização: UFPA e NAEA
Apoio: IPHAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário